Sobre

A idéia deste blogue nasce durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa de mestrado – A participação social na saúde pela radiocomunicação comunitária: uma reflexão sobre como ampliar as bases sociais da Reforma Sanitária Brasileira – que está em curso, e trata da participação social na saúde, com foco nas rádios comunitárias. A proposta é tentar entender como se dá a participação popular na elaboração e execução de políticas públicas de saúde por processos não institucionalizados. Nesse sentido, parte-se das reflexões sobre a participação instituída em conselhos e conferências de saúde em direção do instituinte, ou seja, daqueles processos de tomada de decisão, resistência e construção de políticas que, a despeito do não reconhecimento formal pelo sistema de saúde, acontecem no dia-a-dia das pessoas, coletividades e instituições.

A pesquisa está em fase de construção do material empírico, pela relação entre pesquisador e a comunidade Heliópolis, onde está localizada a Rádio Heliópolis, uma emissora comunitária e sem fins lucrativos – http://www.heliopolisfm.com.br/. A proposta é se valer deste blogue nessa construção, pela exposição de falas, conversas, textos, entrevistas e imagens, na busca pelo entendimento de como comunidade e rádio se relacionam, e como se posicionam diante do mundo, influenciando na maneira como a sociedade se organiza.

A discussão enfoca, portanto, a rádio comunitária como espaço de emergência de conflitos e questões que perpassam dada realidade e suas relações sociais, de forma que pode contribuir com a participação social na saúde. Entende-se, desse modo, que a radiocomunicação comunitária expressa relações entre produção material e produção simbólica da comunidade onde está inserida, e que a dinâmica social local pode explicitar diferentes concepções e valores atribuídos à vida e relacionados às expressões culturais específicas daquele contexto.

Estão todos e todas convidados e convidadas, pelo envio de comentários, emails, conversas, trocas de informações e de impressões, a passear comigo por essas veredas e dar a elas, coletivamente, diferentes sentidos.

Hugo Fanton Ribeiro da Silva

hfanton@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: