Vídeos e áudios

Professora da EBAPE lança livro e documentário no Portal EBAPE
Reprodução de conteúdo disponpivel em http://www.ebape.fgv.br/novidades/asp/dsp_dados_comunicados.asp?rep=393

 

A professora Sonia Fleury, coordenadora do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública (PEEP) divulga no Portal EBAPE a íntegra da versão em português do livro “Respuestas locales a inseguridades globales: innovación y cambios en Brasil y España, que foi lançado este ano (2009) pela Fundación CIDOB em Barcelona, Espanha. O livro, que teve a coordenação da professora Sonia e dos professores da Universidad Autônoma de Barcelona (IGOP/UAB), Joan Subirats e Ismael Blanco, foi resultado de um seminário conjunto da EBAPE e do CIDOB que envolveu especialistas do Brasil e da Espanha no debate dos efeitos da globalização na geração de riscos e inseguranças, e nas respostas locais inovadoras.

Este livro reúne os trabalhos de um grupo de pesquisadores que analisaram diversas experiências de inovação social e local com o objetivo de promover a inclusão social e a cidadania ativa. As práticas inovadoras, tanto no campo da sociedade como do Estado, aparecem como estratégias de inclusão social e de fomento da cidadania ativa. Na atualidade, testemunhamos o surgimento de inúmeras experiências inovadoras no âmbito local, através de ações de indivíduos formados a partir do esforço de transformar uma experiência vivida. Estes sujeitos se tornam multiplicadores de idéias, e muitos deles lideram processos de mobilização, de tomada de consciência e de afirmação da identidade de uma comunidade socialmente excluída.

Estas experiências foram coletadas pelos pesquisadores e reunidas em um DVD que se constitui em excepcional material didático para os temas de construção de sujeitos políticos, liderança, políticas públicas, dentre outros. Tudo isto constitui o primeiro passo para o que poderíamos chamar, em termos de Arendt, um “banco de milagres”. Em outras palavras, um banco de experiências locais bem sucedidas na promoção da cidadania ativa que vai nos permitir repensar as políticas e estratégias para a ampliação da esfera pública.

Clique aqui, para ler o livro. 

 

Para ver os vídeos, acesse: http://www.ebape.fgv.br/novidades/asp/dsp_dados_comunicados.asp?rep=393

 Video 01 – Ateneu Popular de Nou Barris/Escuela de Circo
Video 02 – Rádio Favela
Video 03 – Saregune
Video 04 – Associação Quilombola de Conceição das Criolas
Video 05 – El Pátio
Video 06 – Nós do Morro
Video 07 – Casal dels Infants del Raval
Video 08 – Banco Palmas – Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: